Páginas

Caminhos pedalados em 3 meses

Faz três meses desde o dia em que eu decidi vender o meu carro. Eu não estava muito em condições de acumular despesas que pudessem ser substituídas por gastos menores. Vendi o carro. Com R$ 200,00 eu comprei uma bicicleta usada que pertenceu a uns grandes amigos que foram embora do Brasil, que venderam para um outro amigo, que não a utilizava. Ela chegou às minhas mãos por esse precinho.

Os primeiros dias foram difíceis. Antes, nem mesmo ao supermercado, que fica a 300 metros de casa, eu ia sem o carro. Tente imaginar o tamanho da dificuldade que foi pegar a bicicleta para dar o primeiro rolê. Peguei-a. O primeiro dia foi beeem foda, depois de algumas poucas centenas de metros, da cintura para baixo, eu era formado apenas por dores. 


Depois de alguns dias com dores na adaptação, veio o melhor: o costume. Eu já não estava mais tão focado no ato de pedalar, já podia olhar para os lados e sentir o que tinha ao meu redor: prédios, árvores, jardins, gramados, matagais, gente, olhares, vidas, rostos curiosos, animais. Tinha a vida ali, todinha à minha disposição. Para eu olhar, gostar, fotografar, filmar, guardar, olhar de novo no dia seguinte, analisar, sentir, medir, pedir, sorrir e tudo mais.


Em um desses dias, o Wilton, conterrâneo conhecido, comentou em uma das minhas fotos, que passei a fazer diariamente dos meus "Caminhos de casa" e "Caminhos do trabalho":  "Quero ir caminhado para tua casa um dia."  


Wilton, esse post é para você, também para outros amigos que queiram belezas nos caminhos de suas casas e trabalhos, é para todo mundo que vive estressado dentro de um carro (buzinando que nem loucos e gritando estéricos com qualquer vacilo dos outros no transito), escravos de uma rotina engarrafada, escravos de longas horas de espera entre o curto caminho dos seus trabalhos e suas casas: Os 5 quilômetros entre minha casa e trabalho, antes consumidores de 1 hora para ir e 1 hora para voltar, se transformaram em 15 minutos, com direito a pausas para fotos do que tiver de bonito no caminho.


Reuni nesse post, uma pequena coletânea das fotos que fiz nos "Caminhos de casa" e "Caminhos do trabalho". Quero começar por duas fotos em especial: as fotos que fiz em um dos dias que me deu preguiça de ir trabalhar de bicicleta e eu cedi à tentação. Veja:



















































Algo belo?


Agora as fotos dos dias que fiquei firme na ideia de ir de bicicleta para qualquer lugar que eu precisasse e quisesse:

















































3 comentários:

Hosana disse...

Maravilhosos os seus caminhos!

Anônimo disse...

Exuberante!! Parabéns pela escolha! Sou recém chegada em Brasília e o que mais me chamou atenção foi sua beleza natural...às vezes parece que vou tocar o céu de tão próximo, é encantador!

Caio Araújo disse...

Anônima,
moramos dentro de um parque!